segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rita Lee: ESSE SHOW É MEU!

      A polêmica envolvendo Rita Lee no Projeto Verão é reveladora vejam o vídeo postado no You Tube http://www.youtube.com/watch?v=QGSpHoGq5lA.  O que esse vídeo nos mostra? Tirem toda a polêmica envolvendo as baixarias, vulgaridades e palavrões de Rita Lee. E vamos analisar os pormenores, os detalhes e aquilo que todo mundo viu, mas fingiu que não viu e nunca vê.
     O Governador Marcelo Deda está com seu séquito encastelado no seu camarote quando a cantora começa a desafiar os policiais e grita ESSE SHOW É MEU. Neste momento o Governador muda a feição de espanto para raiva, dá as costas e retira-se do camarote levantando o dedo em riste no ar dando ordens, mostrando que tal qual o personagem Reizinho de Jô Soares, quem manda no Estado é ele.
      Uma cena antológica. Não pelo comportamento de Rita Lee, mas pelo comportamento do Governador.
      Antes de qualquer coisa vamos analisar a situação.   
     Rita Lee está no palco, ofendida com o comportamento da Policia, falando besteiras, asneiras e outras coisas, mas o governador esta no outro palco por assim dizer, em seu camarote particular. Não! os aduladores, boa parte que estavam junto com ele no tal camarote, vão dizer no camarote particular do Governador não! No camarote do Governo do Estado! Muito bem, se o camarote é do Governo do Estado, o acesso está liberado para uso de qualquer cidadão? Qualquer um poderia chegar à escadaria do camarote e dizer me dê acesso pois esse camarote é pago com nosso dinheiro e por ser público eu tenho direito ao acesso?
          Hum. creio que não. Enquanto está todo mundo distraído com as besteiras e grosserias ditas por Rita Lee, eu fiquei mais preocupado com a periferia que a cena mostra neste vídeo no You Tube. Quando ela grita: "eu quero falar com o responsável" e a câmera vira em direção ao camarote do Governador eu pausei a imagem e olhei, rosto por rosto das pessoas que estavam encasteladas ali. Figuras sem luz própria, puxa sacos, CCs, papagaios de pirata, pessoas que gravitam em torno do poder para aproveitar de suas benesses e usufruir dos privilégios que o poder trás. Além claro de um Governador atônito e um Vice Governador que se deliciava secretamente com cada baixaria proferida pela cantora em um êxtase mental.
        Mas a grande pergunta não é sobre Rita Lee. É sobre a situação. Porque num evento público, pago com nossos impostos, o melhor lugar, o camarote praticamente em cima do palco, é ocupado pelo Governador e pelo seu séquito de puxa sacos? Porque não estão os velhinhos de algum asilo ali? Porque não estão as crianças da APAE ali? Melhor ainda, porque esse camarote do Governo do Estado tem que existir? Porque mais dinheiro público teve que ser gasto para levantar aquela estrutura e o Governador, seus familiares, amigos e bajuladores tem que se divertir, aparecer e apreciar o show em situação privilegiada?
       Porque temos essa cultura de quem é eleito para administrar o que é público tem que gozar de privilégios enquanto o povo tem que se ferrar? Porque não causa indignação o fato do Governador está acima dos outros? Porque o reboliço foi sobre as bobagens ditas por Rita Lee, e não pela situação que o Governador se encontrava? Porque é tão natural aos nossos olhos um Presidente da Republica ter direito de uso de avião particular e não usar um avião comercial? Porque o administrador do dinheiro publico tem o direito de usar, usufruir e gozar de nosso dinheiro sem pedir licença? Porque o privilegio? Onde está escrito na Constituição: os políticos no exercício do cargo constituem uma classe especial de cidadãos e por conta disso tem direito de usar em beneficio próprio o dinheiro público na forma que bem entender?
        Quando foi que nos perdemos a capacidade de nos indignar com o desperdício, com a má utilização do dinheiro publico? Será que quando você recebe seu contra cheque descontado todo mês do Imposto de Renda, do INSS ou compra qualquer bagulho e sabe que metade do valor que está ali são impostos, você não percebe que o dinheiro que os políticos gastam é teu e o uso dele teria que ser feito de forma comedida, eficiente e publica?
        No dia que for obrigado Presidente da Republica viajar na aviação comercial, Governador usar transporte publico e Prefeito usar posto de saúde para se tratar, esses serviços melhorariam sensivelmente. A classe política vive num mundo de faz de conta, onde o dinheiro jorra aos montes, e há um séquito de bajuladores, aduladores, baba ovos, abanadores de peidos dos governantes que os seguem fielmente, cegamente e dormem e acordam aos seus pés dizendo que tudo está bom, tudo está bem. Tudo isso para aproveitar das migalhas que caem desses poderosos.
       O Governador e seus bajuladores no camarote em frente ao palco, usando e abusando de nosso dinheiro para ver um show de forma privilegiada me causou asco, indignação e revolta. As besteiras ditas pela balzaquiana Rita Lee não me disseram nada. Dercy Gonçalves falava pior. Rita Lee só acertou numa coisa. Quando gritou  o show é meu! Durante aquele momento mágico em que o artista está sobre o palco fazendo sua arte, sua apresentação seu desempenho, nos esquecemos que há diferença entre classes sociais, que a diferenças raciais, econômicas, de orientação sexual, todos viram um só, todos se transformam em fãs admirando a arte produzida. A única diferença ali era entre como se aprecia esse espetáculo, se do chão no meio do povo, ou de cima de um camarote pago com o dinheiro do povo com a mais displicente cara de pau de uma classe que perdeu a vergonha e usar o dinheiro dos outros sem pedir licença.
        Governador, o dinheiro que o senhor usa para suas festas, para seus camarotes, para seu luxo pessoal é nosso. Pago com nosso suor, humildade é algo que os políticos esqueceram que existe. E naquele momento mágico em que Rita Lee gritou o Show é meu!, ela lembrou a mim que aquele show é nosso, que o dinheiro que estava sendo gasto ali é nosso, e que naquele momento de descontrole verbal ela colocou em seu lugar um cidadão que não é nem mais nem menos que nenhum outro, apenas está exercendo um cargo público e que ao dar as costas para a artista que se descontrolava no palco, levantar o dedo em riste e sair dando ordens ele lembrou a todos nós que o poder é efêmero e transitório e que um dia do alto desse pedestal que os políticos se encontram essa sociedade há de se levantar e dar um ponto final da corrupção, na apatia social e na falta de indignação com o desperdício do dinheiro público. Quer assistir show político? Que assista no meio do povo sem privilégios.
         Rita Lee grite quanto quiser o Show é meu! Pois vai chegar um dia que essa sociedade vai acordar para gritar finalmente o SHOW É NOSSO!
          Não sei quanto a você mas, Minha Opinião É Essa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário