segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Concurso Público para ser candidato a cargo eleitoral

    Você alguma vez na vida tentou fazer um concurso público?
   Dependendo o nível do cargo que você almeja é necessário ter nível superior, prova de títulos, especialização, submeter-se a exame escrito, prova oral com direito a banca examinadora e apresentar  diversas certidões negativas e atestados incluindo o atestado de bons antecedentes e idoneidade moral.
    Isso para ter o direito de concorrer a uma vaga no serviço público. Se for ao judiciário é mais difícil ainda.     
   Mas há, entretanto, no serviço público, um “concurso” que se realiza a cada dois anos que não exige do candidato nenhum desses pré-requisitos. Basta não ser analfabeto funcional, pode estar respondendo a processos dos mais diversos tipos, desde que não haja sentença condenatória transitada em julgado, pode ser um elemento reconhecido publicamente como um escroque moral, que você pode se candidatar a essa vaga no serviço público.
   Que serviço é esse? É a representação política.
   Para você ser um escrivão numa Delegacia de Policia é solicitado de você tantos documentos, tantos títulos, tantas provas de idoneidade moral, mas para o exercício maior da política no Brasil qualquer pessoa, de qualquer procedência, com qualquer tipo de conduta e intenção pode ser candidato e dependendo do poder de fogo financeiro do candidato ter grandes chances de ganhar.
      Político no Brasil tem direito a imunidade pelo exercício da função, tem direito a foro privilegiado, recebe remuneração, verba de representação, verba de gabinete, tem poder sobre os destinos de toda uma sociedade, mas ainda assim para se submeter ao escrutínio das urnas, o político não deve apresentar nenhum tipo de graduação, preparo, conhecimento administrativo caso pretenda concorrer ao um cargo executivo ou de leis no caso do legislativo. Nem se submeter a nenhum tipo de teste que comprove que esse candidato está apto a concorrer ao cargo que pretende exercer. Basta querer ser político que você é político no Brasil, não é exigido nenhum tipo de exame, avaliação, preparo ou conhecimento de causa para se transformar em um político.
      Lendo esse texto, imagino dois ou três petistas querendo voar no meu pescoço me chamando de elitista, burguês ou de conservador reacionário. Pois por esse tipo de pensamento Lula jamais seria Presidente da República. E numa sociedade justa e correta quem disse que Lula tinha as condições de ser Presidente da República afinal de contas? Qual o preparo que esse político teve para dirigir os destinos do Brasil? Os brasileiros entregaram os destinos do País nas mãos de um político profissional, alguém que se transformou numa máquina de aglutinação popular e que acima de tudo sabia conduzir o emocional dos eleitores para o destino que ele planejou. Se essa aventura deu certa, somente a história poderá julgar, hoje comemoramos o fato de não termos afundado economicamente porque ele tomou a decisão sóbria e de bom senso de fazer política longe da economia e deixar os fundamentos econômicos do governo anterior funcionando no dele, eticamente vamos esperar o julgamento do Mensalão que vai dizer um pouco do que foi o jeito Lula de governar este País.
        De qualquer forma voltamos ao âmago da questão. Entre um médico formado nos bancos das universidades e um curandeiro popular a quem você entregaria seu filho ou pai que necessita urgentemente fazer uma cirurgia cardíaca? Se sem pestanejar você responderia ao médico, pois sabe a que tipo de preparo aquela pessoa se submeteu para exercer o cargo de médico e porque na política não é exigido também um teste, títulos, provas e atestados de idoneidade para que o cidadão possa se candidatar a um cargo eletivo?
           Porque seriamos menos democráticos se exigíssemos de nossos representantes menos alienação e mais preparo para aquilo que eles se dispõem a fazer, como posso querer ser candidato a Prefeito de uma cidade se eu não disponho dos atributos para isso? Se não entendo o mínimo de administração, planejamento, execução, atribuição hierárquica, organização, liderança, se eu abri uma micro empresa e quebrei essa micro empresa três vezes, como eu posso estar apto e preparado para dizer-me candidato ao cargo maior de um município? Só porque eu quero? Porque é democrático? E onde está a obrigatoriedade do preparo para exercer função pública? Que diferencia o Prefeito ou Vereador do assessor técnico, que para exercer sua função publica tem que através de um concurso público provar estar apto a exercer este cargo?
              São perguntas que doem que geram debates acalorados e acima de tudo dizem que tipo de sociedade queremos ter. Somos uma sociedade preguiçosa e permissiva, acostumados ao quanto menos mexer melhor. Temos uma Consolidação das Leis do Trabalho de 1940, um sistema de leis Penais ultrapassado, um Código Civil que é o paraíso dos recursos protelatórios sem fim, uma saúde pública vergonhosa, uma educação de quinto mundo, tudo isso empurrando a sexta economia do mundo, mas não tem vergonha de exibir índices de desenvolvimento humano - IDH similar ao de países africanos. Sem falar na corrupção crônica que assola e consome este País.
                  As origens dessas distorções estão na forma que fazemos a escolha de nossos candidatos hoje. Basta qualquer malandra querer ser político que ele é. Qualquer vagabundo moral, qualquer preguiçoso, qualquer pessoa disposta a entrar na política para exercitar a mentira, a corrupção, a preguiça e a ascensão social pela via mais fácil consegue entrar porque os próprios partidos políticos acolhem qualquer tipo de gente debaixo de suas asas, não existe um processo seletivo, uma peneira, uma barreira que deixasse de fora que tem conduta ruim na sociedade.
                 Está no SPC/SEARSA, ora se o sujeito não consegue honrar seus compromissos como vai ter condições de honrar sua palavra? Pau nele. Quer ser vereador? Tem que fazer um exame básico de conhecimento legislativo e de formulação de leis, só sabe ler e escrever? Pau nele. Quer ser Político, atestado que não tem processo de nenhum tipo correndo contra seu nome, em nenhuma instância, principalmente se for relativo a crimes envolvendo dinheiro público ou contra a vida. Pau nele. Quer ser candidato a cargo eletivo no Brasil faz concurso público preguiçoso e mostra estar preparado a exercer um mandato com dignidade e interesse no bem comum, não apenas ser mais um preguiçoso oportunista a se escorar no dinheiro da sociedade. 
                 Se para contratar alguém para varrer minha rua e ser gari a sociedade exige um preparo mínimo para essa pessoa e o submete a um concurso publico onde ele deve mostrar alguma aptidão ao cargo porque para dirigir minha cidade porque para fazer leis para minha cidade não devo cobrar o mesmo dos políticos?
                  Em nome de que? Da Democracia? Que Democracia? No dia que o Brasil tomar vergonha na cara e começar a botar o dedo na ferida, ver que seu problema não está na sociedade, mas em quem representa essa sociedade é que podemos ter esperança de um País melhor e mais igualitário, nunca os políticos vão fazer uma reforma política que seja séria e necessária, sempre vão lutar para manter o status quo atual, pois eles ganham em cima de nosso medo de evoluir, nosso medo de ir em frente, tenho certeza de quantas pessoas que comem e sobrevivem da preguiça mental que se abate em nosso meio político hoje vão apontar esse texto como reacionário e conservador sem antes ir ao âmago da questão.
                Para ser político é preciso estar preparado ou ser preparado para isso? 
            Por isso eu defendo uma bandeira que pode ser vista como radical, nada de lista definida por partidos políticos, nada de filiação partidária como pré-requisito, para ser candidato a cargo político, tal qual no concurso publico, para entrar na política o cidadão deveria se submeter a um exame público, dando provas de que está preparado para exercer o cargo que pretende disputar. Além de dar todos os atestados e certidões negativas que é exigido para o cargo público o candidato a político deveria fazer o mesmo, somente os aprovados nesse concurso teriam a condição de colocar seu nome para disputar o mandato eletivo. Somente aqueles que passassem por essa peneira poderiam usar o espaço na televisão e nos rádios para divulgar suas idéias e aquilo que pretendem fazer na política. Hoje qualquer um abre a boca para soar o mais bizarro possível e assim atrair a atenção do eleitorado, não é a qualidade é o "diferente" que chama a atenção.
                Tirem dos Partidos o poder de escolha e exijam concurso publico para o cidadão  ser candidato, não melhoria apenas o nível intelectual de nossos políticos, mas já deixaria de fora uma gama de gente preguiçosa, com má vontade e que não consegue através do esforço próprio nada na vida a tentar a política, pessoas acostumadas a crescer apenas na base da intriga, mentira, traição e oportunismo já estariam de fora, porque para se submeter a um concurso publico serio é preciso, abnegação, dedicação, esforço, estudo e trabalho coisa que para muito político isso soa como palavrões aos seus ouvidos.
             Devolvam a arte da política a aqueles que têm interesse na coisa publica e não no dinheiro publico que nossos representantes tenham capacidade moral e intelectual para nos representar, para guiar nossos destinos enfim, que façam a arte da política voltar ser uma arte e um exercício pleno da democracia e não apenas esta vergonha sem fim que vemos diariamente nos noticiários.
              Não sei se você concorda comigo, mas MINHA OPINIÃO É ESSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário